Jeff Satur Na Era dos Festivais
- Saturdayss Brasil

- 8 de jan.
- 6 min de leitura
Dez anos se passaram desde o pontapé inicial na carreira artística de Jeff Satur, quando ainda sentia muita insegurança e depois de tanta água passar por debaixo da ponte, fluindo num crescente amadurecimento e aprimoramento de suas habilidades como cantor, instrumentista e ator, contabilizam-se hoje na vida de Jeff inúmeros acontecimentos e o crescente reconhecimento de seu talento, como recompensa de seu árduo e incansável trabalho. Frutos da vida de estrada de um artista com a carreira em ascensão.
Quem acompanha o trabalho de Jeff desde os primórdios, alcançou a fase em que ele se apresentava para um público pequeno em Shoppings Centers Tailandeses, com poucos músicos para acompanhar e ainda em lugares de passagem, em que muitos que não o conheciam, nem se davam ao trabalho de parar para apreciar sua música.

Visibilidade, vinda ao Brasil e Estrelato.
A partir de 2022, o nome Jeff Satur explodiu para o grande público — principalmente o público internacional —, por conta da visibilidade que gerou sua participação na série KinnPorsche. Nela, ele interpretou um dos herdeiros da máfia, o caçula dos Theerapanyakul, que se recusava a assumir os negócios da família e focava na carreira artística. O fato de este ser um personagem de muitas camadas, permitiu destacar não só a performance de Jeff como ator, mas também seu trabalho de compositor, que nos presenteou com aquela que seria a música mais chorada em todos os shows até então e que teria se tornaria um clássico de seu repertório, a melódica Why Don't You Stay.
Com tudo isto, Jeff começou a experimentar novos ventos direcionando sua carreira, como o aumento exponencial de sua base internacional de fãs e a criação de seu Studio On Saturn, para gerenciar seu trabalho, levando-o a alçar voos cada vez mais altos, o que começou a lhe render um lugar de destaque cada vez maior, na mídia e no meio artístico, levando ao aumento do número de contratos de publicidade e convites para se apresentar em diferentes países.
Naquele ponto, em julho de 2023, Jeff recebeu um convite para vir ao Brasil e participar de seu primeiro festival fora da Ásia, o Asia Star Festival, onde foi recebido com entusiasmo pelo público brasileiro, que lhe deu o carinhoso apelido de Jefferson, o aproximando de elementos da nossa cultura.
Ele teve a oportunidade de experimentar nossa culinária, assim como, passear por pontos culturais pelas ruas de São Paulo e declarou estar impactado com a experiência no Brasil, onde foi surpreendido por uma plateia apaixonada que cantou junto, a plenos pulmões, todas as suas músicas em tailandês e retribui, levando a plateia ao delírio, por ouví-lo cantar em Português, De Quem É A Culpa, da saudosa Marília Mendonça. Este foi um enorme esforço de dedicação, ao treinar por dias a música em nosso idioma, tudo para fazer um carinho em seus Saturdayss do Brasil.
Aquela apresentação foi marcante e simbólica por vários aspectos como, por exemplo, ter sido palco da primeira execução ao vivo do single lançado à época, Lucid, e o fato de Jeff ter se destacado como o primeiro artista tailandês a se apresentar em solo brasileiro.

Todo o sucesso e comoção gerados naquele evento, seriam o prenúncio daquilo que podemos chamar de A Era dos Festivais.
A consolidação de sua posição de relevância no mercado da música, assim como no mercado cinematográfico e o reconhecimento de sua qualidade artística, que atingiu seu ponto mais alto até aqui, em 2024, o tem levado a alcançar o estrelato, na medida em que é descoberto pelo público, pela mídia e pelas marcas, fazendo com que seu nome, agora sinônimo de credibilidade e garantia de visibilidade, seja cada vez mais requisitado para representar e ser Embaixador de marcas de Luxo.
A Era dos Festivais
No primeiro semestre do ano que passou, Jeff se concentrou no lançamento de seu Primeiro Álbum, o Space Shuttle Nº 8 e para divulgá-lo fez uma longa turnê internacional pela Ásia, com grande repercussão global.

Foi então, que no segundo semestre de 2024, pôde-se observar uma mudança significativa no alcance e peso do nome de Jeff Satur na Cena Cultural Tailandesa, quando ele passou a ser convidado para participar de inúmeros festivais pelo país, nos quais se manteve sempre como uma das atrações principais e um dos artistas mais aclamados pelo público e pela mídia, por causa da qualidade de suas apresentações, com seu vocal impecável e intensas interpretações de canções cheias de sentimentos, nos diferentes tipos de palco que costuma frequentar.
Somente nos últimos meses, foram mais de 15 Festivais de que Jeff participou, mantendo cativa a plateia e levando pessoas a viajar, seguindo-o em suas escalas pelo país.
Para citar alguns deles, ao longo do ano tivemos:
Festival de Halloween, Siam Halloween.
Festival no interior, Chiang Mai Music Journey 5.
Non Stopble Music Festival.
Festival no trem, SkyTrain Festival.
Festival na Montanha, Big Mountain Music Festival.
Até chegarmos ao penúltimo dia do ano com:
Festival de Contagem Regressiva, Pattaya Countdown 2025.
E mais duas contagens regressivas em sequência no último dia:
Amazing Thailand Countdown 2025 (Icon Siam).
One Bangkok Countdown Celebration.
Para um ano tão intenso, fazer a contagem regressiva e celebrar a virada duas vezes, é até pouco…
Cada Show um acontecimento
Nunca é apenas "ir a um concerto" quando se trata de Jeff Satur. É verificar a agenda mensal, que agora divulga os festivais separadamente, acompanhar as postagens do figurino especialmente desenvolvido para cada participação, comparecer aos encontros pré-show com os sábados e com a imprensa, e participar do momento especial no final de cada apresentação, quando Jeff registra os sábados em vídeo e manda um beijinho carinhoso através da lente do próprio celular. Cantar junto com cada sucesso, registrar, postar e comentar nas redes sociais, criar edições em vídeo e continuar repercutindo enquanto aguarda, com saudades, o próximo encontro tornou-se um verdadeiro ritual para o fandom, que está presente tanto fisicamente quanto virtualmente.

São muitos os pontos altos dos shows que já aguardamos ansiosamente, como a dancinha de ombro em Loop, Jeff tirando o casaco, a plateia fazendo silêncio absoluto quando ele canta "be quiet" em Black Tie, com seu palco vermelho intenso e sua batida marcante, Jeff bebendo água e fazendo disso um acontecimento, porque ele descobriu que a plateia vai ao delírio quando ele exibe assim sua sensualidade, o solo envenenado de guitarra ao tocar Hide e fazer muita gente se apaixonar outra vez, sentir a energia vibrante e sensual de Dum Dum, entrar em catarse com a melodia pungente de Rain Wedding, fazer coro vibrante em Ghost, morrer de saudade em Why Don't You Stay, e se despedir num balé de mãos ao som de Fade, tudo isto durante a execução das músicas autorais que tem sido mais frequentes.
E ainda tem os momentos surpresa para nos deleitarmos com os covers, que nunca sabemos quais serão, mas sabemos que haverá intensidade e que Jeff empregará toda a sua musicalidade para dar brilho às canções de outros intérpretes.
Nesta lista já vimos a dramática Gunman, de Pongsit Kampee, que conta a saga de um atirador, a sensual Feeling Good, de Michael Bublé, a atrevida Dangerous Woman, de Ariana Grande, a super alegre APT, de Bruno Mars e Rosé, a super energética e dançante น้ำลาย /Nalay/ (Saliva), do Silly Fools e todas sempre provocando positivamente a plateia e completando o clima do show, promovendo uma experiência que não se esquece e deixando um gostinho de quero mais.
O público que acompanha as incursões de Jeff Satur desde os primeiros festivais, tem testemunhado que a evolução em sua carreira é uma constante, a ascensão de sua influência como artista é cada vez mais ampla, e o aperfeiçoamento de sua técnica vocal e instrumental é cada vez mais visível e admirável. As performances de Jeff estão cada vez mais ousadas, mantendo um público cativo, e conquistando cada vez mais espaços, tanto nacional quanto internacionalmente, aumentando a legião de Saturdayss que o amam e o acompanham ao redor do mundo.
Tudo Renovado Outra Vez
O ano de 2025 promete trabalhos diversificados, ao menos essa é a meta segundo o próprio Jeff em entrevista recente. Ele deve descansar mais — e quem o ama e se preocupa com sua saúde, agradece imensamente (os administradores cansados de fanbase também, ufa), — mas também deve focar na produção de sua série, Happy Ending, a primeira a ser produzida pelo Studio On Saturn.
O mês de janeiro o mantém no mapa dos festivais, com 6 deles já agendados e aguardamos as cenas dos próximos capítulos, com também o lançamento de um novo single "RIDE OR DIE".
Sim, 2024 foi o Ano Mágico de Jeff Satur, porém, em 2025, mantemos a certeza de que ele brilhará ainda mais e seguirá sendo orbitado por uma legião de Saturdayss apaixonados e, ainda que não possamos dizer com precisão sobre o caminho a ser trilhado, podemos afirmar com certeza, que o destino é Saturno e que será uma viagem linda.
GLOSSÁRIO
ALTER EGO
Alter ego é uma locução substantiva com origem no latim "alter" (outro) e "ego" (eu) cujo significado literal é "o outro eu". A expressão alter ego é uma outra personalidade de uma mesma pessoa. Segundo a psicologia, uma pessoa dotada de alter ego é alguém que leva uma vida dupla. O termo passou a ser comumente usado no século XIX quando o transtorno dissociativo de identidade foi descrito por psicólogos. Já na arte e literatura, alter ego é um personagem usado intencionalmente pelo autor para apresentar suas próprias ideias.
PUBLICAÇÃO: REBECA
REVISÃO: CAROL
EDIÇÃO: RAFAELA



Obrigada pelo belo texto, Rebeca! ♥
Jeff é mesmo muito inspirador e tem sido uma aventura maravilhosa acompanhar sua trajetória, carreira, obra e história!!
Tomara que um dia ele leia as coisas que são escritas sobre ele aqui.
Parabéns e obrigada por nos levar pra mais perto dele, Saturdayss Brasil !!!